Configuração: Resolvendo problemas de conectividade

Mesmo após a configuração correta dos equipamentos da rede, podem surgir problemas de conectividade devido a existência de firewalls ou particularidades de alguns switches. Esta página contém algumas dicas úteis que poderão evitar algumas horas tentando resolver problemas de conectividade.

Passando por firewalls

Se sua rede local está atrás de um roteador linux que também faz o papel de firewall da rede, lembre-se de acrescentar regras para liberar o tráfego dos protocolos PIM e IGMP entre seu roteador e o RP, bem como entre seu roteador e roteadores vizinhos. Abaixo, segue um exemplo:

for rt in lista_de_enderecos ;do

iptables -A INPUT -j ACCEPT -p igmp -s $rt -d ip_do_rp
iptables -A INPUT -j ACCEPT -p pim -s $rt -d ip_do_rp

done

Repita as regras acima com -j FORWARD para os pacotes que não são destinados ao seu roteador.

Caso os problemas persistam após a inclusão destas regras no firewall, tente sniffar as interfaces do mesmo para verificar se os pacotes pim estão passando pelas interfaces do roteador (use tcpdump para sniffar em roteadores linux).

Problemas com switches

Se sua rede possui switches que não dão suporte a IGMP, os mesmos deveriam tratar frames IGMP da mesma maneira como tratam frames desconhecidos, isto é, fazendo flooding.

Se sua rede possui switches que suportam IGMP, verifique se a versão do IGMP suportada por eles também é suportada pelos equipamentos diretamente conectados (swicthes, roteadores).

Se sua rede possui switches gerenciáveis que suportam IGMP nos modos query ou snoop, faça um reset do equipamento toda vez que reconfigurá-lo (mesmo que seja através de seu desligamento na fonte de energia).