Ferramentas: Windows Media Services

O Windows Media Services é o servidor de media do Windows 2000/2003 Server. Com ele, é possível servir conteúdo multimídia por difusão e por demanda. Na transmissão de fluxo por demanda, é o cliente (através de um player ou browser) que inicia a tranmissão, podendo o mesmo parar e reiniciar a transmissão à sua vontade. Dessa maneira, a transmissão de fluxo por demanda é sempre unicast. Na transmissão de fluxo por difusão, o controle do fluxo fica no lado do servidor e funciona como uma transmissão de uma rádio ou emissora de TV. O fluxo por difusão pode ser transmitido tanto unicast como multicast.

De maneira geral, para criar um fluxo de mídia com WMS deve-se seguir os passos abaixo:

Criar um Ponto de publicação

Um ponto de poblicação é um ponto de acesso ao fluxo transmitido. A todo ponto de poblicação existe uma URL associada. Por exemplo, usuários podem requisitar a transmissão de um vídeo localizado em um servidor através da URL mms://server/video.

Para criar um ponto de publicação no WMS, acesse a console de gerência do seu WMS e clique com o botão direito em cima do servidor como ilustrado na figura abaixo e escolha a opção para adicionar um novo ponto de publicação no modo avançado.

Na janela de criação do novo ponto de publicação, escolha entre transmissão por demanda e transmissão por difusão como mostrado na figura. Escolha também o nome do ponto de publicação.

Selecionando o conteúdo a ser transmitido

O WMS pode transmitir conteúdo armazenado localmente, isto é, no próprio sevidor, ou servir como um refletor de mídia, tramitindo fluxos de outras fontes (unicast ou multicast). Ainda na tela de criação, escolha a origem do fluxo. Na parte inferior da janela existem exemplos dos diferentes tipos de fontes de mídia (veja figura abaixo).

Após o corrreto preenhimento dos campos e um clique no botão OK, o usuário terá criado um ponto de publicação. Ao selecioná-lo, na console do WMS, aparecerão abas com as configurações do mesmo.

Criando arquivos de anúncio

Uma vez que o ponto de publicação foi criado, os usuários podem acessar o conteúdo digitando a URL do ponto de publicação em seus players, mas isso é bastante incômodo. Para tornar o acesso mais fácil, cria-se um arquivo de anúncio (.asx no caso do WMS) que transmite ao player as informações necessárias para iniciar a transmissão. Através dos arquivos de anúncio pode-se colocar um link em uma página html ou e-mail para que os usuários possam iniciar o fluxo com apenas um clique.

Para criar arquivos de anúncio através da console de gerência do WMS, selecione o ponto de publicação criado. Depois, selecione a aba de anúncio do ponto de publicação. Aparecerão, no frame principal, os botões que acionam o wizzard para criação de arquivos de anúncio para transmissão por demanda e/ou por difusão multicast. Veja a figura abaixo.

No caso de uma transmissão multicast poderão ser criados três arquivos: .nsc, .asx e .html

O arquivo .asx representa a lista de fluxos que serão tranmitidos. No caso de uma tranmissão multicast, este arquivo referencia o arquivo .nsc. Este último, é o arquivo que contém, entre outras coisas, o grupo multicast no qual o player do usuário deverá fazer parte. Por último, arquivo .html gerado contém código javascript para que o player seja exibido na página.